Gestão de entregas na pandemia

Gestão de entregas na pandemia

A pandemia de Covid-19 acabou pegando todos de surpresa, diversos ramos do mercado tiveram que reavaliar suas estratégias para se manterem firmes na situação atual.

O cenário não é dos melhores, porém, o crescimento do comércio de entregas se mostrou bem empolgante. Os clientes viram que podem ter o que precisam diretamente em suas casas, evitando aglomerações, filas e riscos de contágio. 

Isso é um aprendizado para o futuro e sendo assim, o mercado de entregas que emergiu também no ramo de medicamentos, veio pra ficar. 

Mas como gerenciar as entregas para garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo, ainda mantendo a segurança e os cuidados necessários durante o surto do vírus?

A situação atual

O Coronavírus chegou ao Brasil no primeiro trimestre forçando a mudança de rotina e assustando com seus números de contágio. Nas situações de isolamento social, o mercado de entregas decolou e o aumento de vendas por telefone também. Um exemplo desse crescimento são os diversos comércios que se converteram totalmente em distribuidoras somente para entregas. 

Sendo mais dependente do contato no estabelecimento, as farmácias e drogarias não podem ser tão radicais, principalmente por conta de aplicações, testes feitos fisicamente e da atenção farmacêutica

A Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) movimentou R$ 718,7 milhões entre janeiro e junho de 2020 com vendas online e delivery, valor 106,4% maior em relação ao mesmo período de 2019. 

Isso vai mudar?

Tudo indica que o comércio varejista mudou de forma definitiva. No ramo de fármacos, os clientes já estão se acostumando com as compras no delivery durante o distanciamento social. Além de não esperar em filas e evitar contágios, o medicamento na porta de casa se

torna mais prático que a locomoção urbana, além de mais seguro quando bem organizado pelo estabelecimento.

A importância do gerenciamento

Quem nunca teve problemas com entregas? Produtos errados, atrasos, falhas de todos os tipos. Isso ocorre na maioria das vezes por erros no processo de gerenciamento das entregas. Vamos conferir alguns pontos importantes para o sucesso delas:

  • Um bom software.

Um sistema competente para gerenciar suas vendas é sempre bem vindo. Ele irá permitir o controle desde o cadastro do cliente, com informações de endereço e telefones, busca rápida quando o interessado telefonar, até o despachar do produto para o entregador. 

O controle da tele entrega via software também engloba a quantidade de troco a ser enviada com o entregador, escolha de qual funcionário será responsável pela entrega e conferência de valores após o retorno do mesmo a loja. 

  • Transparência nas entregas.

É importante que tudo fique claro para o cliente. O detalhamento das informações de produtos que estão sendo enviados como; laboratório, quantidade e princípio ativo ajudam a manter a relação de confiança entre cliente e vendedor. Essa honestidade deve ser aplicada também ao se falar do tempo de espera, evitando assim experiências ruins para quem solicitou o delivery.

  • Eficiência.

Profissionais qualificados para realizar suas entregas refletem diretamente no tempo em que elas são realizadas. Conhecendo bem a região ou usando a tecnologia do GPS, são eles que levam o produto até o destino e fazem o contato pessoal com o seu cliente.

  • O contato.

Por realizar o único contato pessoal da entrega, o funcionário deve ser receptivo, mesmo diante de críticas. Estimule o profissional da entrega a ser cordial, paciente e educado. Bonificações por entregas e elogios ajudam nesse estímulo e passam ao cliente uma melhor sensação em comprar no seu estabelecimento.

Garantindo a segurança

Precisamos lembrar que devido ao contato externo do entregador, protocolos devem ser seguidos para a segurança dos clientes e do comércio. Além do básico uso de máscaras, luvas e álcool 70%, há outros cuidados que precisam ser tomados.

Os funcionários devem manter uma distância mínima de 1,5 metro uns dos outros, e manter o máximo distanciamento dos clientes durante a entrega. O uso de máscara é indispensável e esta deve estar posicionada de modo a cobrir nariz e boca. A higienização das mãos precisa ser constante, se possível forneça uma pia com água corrente, sabão e toalhas descartáveis para limpeza. Não podemos esquecer das máquinas de cartão, a limpeza delas precisa ser realizada após cada entrega. Caso seu funcionário apresente sintomas respiratórios, febre e cansaço físico, deve ser afastado por 14 dias para a segurança de todos.

Mesmo com a situação pandêmica atual, diversos comércios prosperaram seguindo os protocolos de biossegurança. Com um bom sistema para gerenciamento de vendas e tele-entregas o processo é sempre mais fácil, ágil e organizado. Um bom processo de entregas ajuda na fidelização dos clientes, segurança, e aumenta suas chances de novas vendas.

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